4 dicas de como fechar permutas incríveis para os seus eventos

4 dicas de como fechar permutas incríveis para os seus eventos

Todo bom produtor sabe que as permutas são uma ferramenta essencial para fechar parcerias de sucesso com outras marcas e dar aquela esticada no orçamento disponível para a realização do seu evento. No entanto, muitos profissionais ainda se sentem inseguros para fechar esses acordos, sem saber ao certo como abordar empresas  e quais tipos de benefícios oferecer em troca. Para ajudá-los a conseguir fechar parcerias incríveis para o seu próximo evento, preparamos no post de hoje uma lista com 4 dicas imbatíveis para permutas

4 dicas de como fechar permutas incríveis para os seus eventos

1. Entenda o caráter da parceria

É muito comum na área vermos profissionais mal preparados que saem batendo na porta das empresas pedindo serviços gratuitos. Além de ofensivo, essa atitude pode queimar a imagem da sua marca.  É preciso entender que fechar permutas não significa conseguir coisas de graça, mas sim fechar parcerias sólidas e benéficas para as empresas envolvidas com o objetivo de criar relacionamentos de longo prazo.

2. Analise o seu orçamento

A primeira etapa prática é fazer um estudo detalhado do sue orçamento. Com a lista em mãos de todos os serviços e contratações que precisam ser feitas para que seu evento saia do papel, sinalize quais são as necessidade do seu evento que poderiam ser facilmente supridas por uma outra empresa parceira. Obviamente que os valores mais altos do seu orçamento só serão custeados por um patrocinador, no entanto, pequenos itens como papelaria, lembrancinhas, decoração e flores, podem sim ser conseguidos por meio de permutas e, embora de valor menor quando vistos individualmente, sua soma representa uma parcela considerável dos custos totais de produção.

3. Estude o público-alvo do seu evento

Antes de pensar em nome de empresas, considere reservar um tempo para descobrir hábitos do seu público de interesse. Onde eles moram? Que bares e restaurantes costumam frequentar? Que bairros da cidade frequentam? Qual sua renda média? O que fazem de final de semana? Para onde gostam de viajar? É com essas respostas em mãos que você vai começar a vislumbrar o tipo de empresa que pode se interessar por uma parceria com você. De repente, um evento para o público interno de uma empresa pode conseguir permuta com o restaurante preferido para happy hour da galera do escritrório, ou um evento para médicos pode ser ideal para a visibilidade de uma marca de jalecos, por exemplo.

4. Ofereça benefícios reais

Um comportamento arrogante por parte do produtor é o que mais afasta potenciais parceiros para permuta. Não pense que as empresas apenas aceitarão ter sua marca citada no começo do evento ou ter um logo escondido em um banner no meio da festa. Ofereça benefícios reais e os apresente formalmente por meio de um documento escrito ou uma apresentação de power point. Qual o público esperado? Qual a visibilidade pretendida? Onde ele será divulgado? Qual  perfil dos participantes? Onde a marca do parceiro aparacerá? Que benefícios a longo prazo você oferece? Uma ideia interessante, por exemplo, é, em uma primeira edição de um evento com orçamento restrito, fechar uma parceria com um fornecedor garantindo que, caso o evento seja um sucesso, eles serão prioridade nos contratos das futuras edições.

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