5 dicas para montar a playlist perfeita para sua festa

A música tem um papel de protagonista em qualquer festa ou evento, pois os participantes podem se esquecer até mesmo da comida que foi servida, mas com certeza se lembrarão da música que tocou. Então, que essa lembrança seja positiva, não é verdade?

Mas a tarefa de criar uma playlist não é simples. Organizadores de eventos e DJs chegam a passar dias, semanas e até meses criando um setlist adequado para cada tipo de público. Por isso, no artigo de hoje daremos algumas dicas muito importantes sobre como montar uma lista de músicas perfeita para sua festa. Continue a leitura para conferir!

1. Agrade o público

Em primeiro lugar, lembre-se que em uma festa ou evento é o gosto coletivo que deve ser levado em consideração para garantir que todos, ou pelo menos a maioria, tenham bons momentos de diversão. Portanto, considere os seguintes aspectos como a idade da maioria das pessoas do evento e seu gosto musical.

Pessoas com faixa etária próxima dos 20 e poucos têm uma preferência musical muito diferente das pessoas com idade mais próxima dos 30, apesar da diferença de tempo não ser muito grande.

2. Considere as gerações

Sua festa terá pessoas de diferentes gerações? Então tente separar as músicas por décadas como 70’s, 80’s e 90’s, por exemplo, para agradar o máximo de pessoas possível.

3. Projete um resultado

Qual é o resultado esperado nessa festa? Um ambiente social tranquilo com pessoas conversando e bebendo levemente enquanto uma música agradável toca ao fundo? Um ambiente agitado com pessoas dançando e pulando ao som de batidas aceleradas?

Como dissemos no começo do artigo, a música tem um papel importante em uma festa e pode estimular uma série de efeitos nas pessoas, influenciando até mesmo em seu estado de espírito. Portanto, na hora de montar sua playlist, transporte-se para o ambiente da festa e imagine quais músicas poderiam projetar o resultado que você almeja.

4. Não insista em um único estilo musical

Você deve priorizar as músicas que agradarão a maioria, mas não aposte todas as suas fichas em um único estilo musical. Por exemplo, se a festa tiver pista de dança, muito cuidado com a escolha das músicas, pois um mesmo estilo muito agitado por mais do que 30 minutos pode acabar afastando as pessoas por se tornar exaustivo, apesar de ser um gênero que a maioria gosta.

Tente intercalar os estilos que o público gosta, fazendo sequências de 15 a 20 minutos. Assim é possível manter um ambiente diversificado e evitar que as pessoas acabem se entediando, além de tornar sua festa inesquecível.

5. Programe-se

Montar uma playlist de sucesso para sua festa não é uma tarefa simples como você pode ter percebido, portanto, programe-se com antecedência. Separe algumas horas apenas para isso e, de preferência, alguns dias antes do evento para evitar equívocos por causa da correria.

Em seu planejamento, considere:

  • Sequências de músicas com batidas similares para que a passagem entre uma e outra não seja tão abrupta
  • Não toque músicas muito parecidas sequencialmente, pois pode parecer que trata-se de uma música interminável
  • Utilize a programação do rádio de serviços de streaming como o Spotify para conferir o que o público anda escutando
  • Certifique-se de configurar um volume adequado, pois músicas muito altas podem atrapalhar a interação entre os participantes da festa
  • Garanta que a playlist tenha começo, meio e fim. Coloque músicas mais calmas para receber as pessoas e aproximá-las da pista de dança, aumente o ritmo tocando os hits e no final diminua o som com músicas antigas que o público adora
  • Não seja pego de surpresa. Festas com mais do que quatro horas de duração exigem playlists com até 100 músicas.

Quer continuar recebendo dicas úteis como as deste post? Então siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar as postagens semanais!