5 dicas para usar o Instagram para promover seu evento

Com mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo, sendo 300 milhões que o acessam diariamente, o Instagram pode ser considerado uma ferramenta indispensável na organização e divulgação de eventos. Apenas no Brasil, são cerca de 35 milhões de usuários ativos, colocando-o no tipo da lista de mídias sociais que causam engajamento.

Segundo uma pesquisa da Forrester, o Instagram tem cerca de 2,3% de interação por seguidor. Um número muito superior ao do Facebook (cerca de 0,042%). Um dos fatores responsáveis por essa tendência, segundo os especialistas, é a recente mudança nos algorítimos da rede social que otimizou o feed dos usuários conforme seus interesses, tornando o engajamento mais orgânico. Em outras palavras, a experiência do usuário por meio de conteúdos relevantes passou a ter ainda mais importância.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos algumas dicas úteis para utilizar o Instagram como uma poderosa ferramenta de divulgação para o seu evento. Continue a leitura para conferir!

1. Torne seu perfil público

O primeiro passo, sem dúvidas, é retirar todas as restrições de conteúdo de sua conta, permitindo que qualquer usuário possa lhe seguir. Assim é possível deixar seu evento visível publicamente e aumentar sua visibilidade. Afinal, a intenção aqui é alcançar pessoas, não é mesmo?

2. Crie uma identidade visual

Um dos principais fatores que levou o Instagram a conquistar a popularidade que ele tem hoje com seus usuários é a versatilidade que ele proporciona para se criar identidades visuais para o conteúdo.

Você pode personalizar fotos e vídeos com inúmeras opções de filtros, configurações, molduras e tratamentos de imagem. Utilize esses recursos a favor de seu evento e crie uma identidade visual interessante, mantendo sempre o bom senso e evitando exageros, é claro.

3. Use o poder das hashtags

A hashtag criou um verdadeiro marco na história da internet e das mídias digitais. Sua propagação começou no Twitter como meio de agrupar os assuntos mais falados, dando ao usuário a capacidade de pesquisar por eles por meio de tags específicas. Mas isso se transformou em tendência e hoje em dia as hashtags são utilizadas no Facebook, em sites, blogs e no Instagram.

Para alcançar as pessoas e “viralizar”, uma hashtag deve ser curta, clara, direta e concisa. Portanto:

  • evite hashtags longas como frases (o ideal é até 3 palavras) ou mensagens;
  • separe as palavras com letras maiúsculas para facilitar a leitura, por exemplo: “#EventodeSucesso”;
  • evite palavras difíceis que podem acabar sendo escritas de forma errada pelos usuários. O dicionário de sinônimos pode ser muito útil para isso;
  • confira se sua hashtag já não está sendo utilizada em outro evento;
  • certifique-se de que ela será bem aceita pelo público;
  • evite relacioná-la com temas polêmicos como política e religião.

4. Oferte vantagens e promoções

As pessoas adoram participar de promoções e isso é ótimo para aumentar o engajamento de suas postagens. Portanto, oferte alguma vantagem para os usuários que compartilharem suas postagens, marcarem amigos ou usarem sua hashtag como uma forma de promoção.

Uma ideia interessante é firmar uma parceria com algum patrocinador para que ele forneça o brinde que será sorteado e você faça a promoção do evento no Instagram associando sua marca. Ambos saem ganhando dessa forma.

5. Cuidado com as legendas

O Instagram é uma rede social voltada para fotos e vídeos e o fato é que os usuários que estão ali não têm muita paciência com “textões”. Por isso, quando for criar uma legenda, seja muito direto, leia e releia quantas vezes forem necessárias, substitua palavras e termos e encurte sua mensagem o máximo que for possível, mas de forma que não prejudique o entendimento do leitor.

O ideal é utilizar no máximo de 3 a 4 linhas nas legendas do Instagram, pois é a quantidade de palavras que ainda aparece na visualização da foto. Isso significa que você deve escolher os traços e informações mais chamativos e relevantes para abordar na legenda.

6. Interação Instagram

Usado para imprimir as fotos que foram tiradas em seu evento como se o smartphone dos convidados fosse uma Polaroid, a Interação Instagram agrupa as fotografias que os convidados atribuem uma hashtag específica.

O serviço funciona da seguinte forma: os convidados tiram fotos com seus próprios celulares e postam no Instagram utilizando uma hashtag pré-estabelecida e vinculada ao evento em questão. Em seguida, a Print Fun é notificada a respeito das fotos com a hashtag do evento e aciona a impressão. O convidado recebe a foto impressa em questão de minutos.

As molduras das impressões são personalizadas e surpreendem ainda mais os convidados, levando-os a tirar ainda mais fotos e, consequentemente, divulgando o seu evento no Instagram.

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