6 dicas para o selfie perfeito

6 dicas para o selfie perfeito

Se tem um tipo de fotografia popular nas redes sociais, são os famosos selfies – retratos que as pessoas tiram de si mesmas, com diferentes finalidades. A ideia pode ser compartilhar a roupa do dia, registrar a visita a um lugar interessante ou apenas tirar um autorretrato. Algumas pessoas dominam tão bem a arte de tirar selfies, que as imagens parecem quase profissionais. Quer aprender a tirar fotos perfeitas também? Confira:

6 dicas para deixar seu selfie incrível

1. A prática leva à perfeição

Você já deve ter escutado essa frase diversas vezes e ela realmente se aplica a inúmeras situações. Na hora de tirar um autorretrato, por exemplo, é essencial saber como posicionar a câmera, qual é a melhor maneira de segurar o celular e quais são as expressões que ficam melhores em você. Tudo isso contribui para um selfie interessante, daqueles que rendem várias curtidas nas redes sociais. Então, para tirar ótimas fotografias de si mesmo, comece praticando em casa.

2. A posição da câmera ajuda

Escolher a melhor posição da câmera é um dos segredos de quem sabe tirar ótimos selfies. Mesmo quem não tem rosto redondo tem a tendência de ficar com este aspecto quando a foto é tirada de baixo para cima. Por isso, o ideal é que o celular fique na altura dos olhos. Também é indicado manter certa distância do rosto: fotografias muito próximas podem “engordar” você. Manter o celular na horizontal é outra dica para afinar o rosto e deixá-lo mais fotogênico.

3. Iluminação e efeitos especiais

Como os autorretratos são tirados bem próximos do rosto, é indicado que o flash da câmera não seja utilizado. Além disso, é essencial aprender a utilizar a iluminação natural a seu favor. Faça testes de luz, posicione o celular em diferentes ângulos e descubra qual é o melhor lugar para tirar sua foto. Outra dica é utilizar aplicativos especiais e criar efeitos de luz interessantes. Mexa na saturação, no brilho e no contraste da imagem para deixá-la mais bonita e teste, também, os diferentes filtros dos apps. Só tenha cuidado para não exagerar nos efeitos e deixar a foto com aspeto muito artificial.

4. Use a criatividade

Se a ideia é compartilhar o retrato com os amigos nas redes sociais, então por quê não tentar fugir do comum para que a imagem compartilhada fique mais envolvente? Um chapéu bonito, um fone de ouvido diferente, uma caneca com estampa divertida e até uma camiseta com frase engraçada são elementos que ajudam a deixar o selfie mais interessante.

5. Use a câmera de trás do celular

A câmera frontal do celular facilita muito a vida de quem adora tirar um selfie! Por outro lado, escolher esta câmera significa tirar fotografias com qualidade inferior. Para que seu autorretrato fique perfeito, é indispensável que a imagem tenha boa resolução, não é mesmo? Para isso, dê preferência para a câmera da parte de trás do seu smartphone.

6. Aproveite cenários bacanas

O pano de fundo conta muito em qualquer fotografia, inclusive no selfie! Se estiver na praia, por exemplo, aproveite para tirar bonitas fotografias de si mesmo com o mar ao fundo. Vai a um casamento ou festa de aniversário? Aproveite e tire diversas fotos suas no ambiente! Deixe a imagem mais atrativa: chame seus amigos e registre o momento com um selfie coletivo! Se a festa for sua, incentive seus convidados a compartilharem as imagens nas redes sociais. Afinal, os selfies são tão populares atualmente, porque não usá-los para tornar seu evento mais divertido?

E você, o que acha dos selfies? Comente sua opinião sobre estas populares fotografias!