8 perguntas que você deve fazer a um cerimonialista

8 perguntas que você deve fazer a um cerimonialista

Antes da contratação de uma assessoria de casamentos é imprescindível que o casal de noivos se certifique de que estão fechando contrato com o profissional mais qualificado e dedicado a fazer a festa de casamentos do seus sonhos, dentro do orçamento estipulado para o evento.

Por isso, é muito importante fazer uma série de perguntas para que, quando a data do casamento estiver próxima, vocês acabem percebendo que as coisas não estão saindo conforme o planejado.

No post de hoje separamos 8 perguntas que vocês devem fazer ao cerimonialista antes de escolher quem vai organizar a sua festa de casamento. Confira a lista!

8 perguntas para se fazer ao cerimonialista antes da sua festa de casamento

1. Qual o orçamento necessário para o evento que vocês estão querendo fazer?

Muitas vezes antes de ser contratado pelos noivos, o cerimonialista pode dizer que todos os seus sonhos serão possíveis com um orçamento bastante limitado. Após a contratação, no entanto, descobre-se que para a festa dos seus sonhos é preciso gastar muito mais, caso contrário nada vai sair do papel.

2. Quais os estilos de festa de casamento que o cerimonialista costuma trabalhar?

Muitas vezes um cerimonialista está acostumado a trabalhar para grandes e tradicionais festas de casamento. Esse estilo de festa vai influenciar o tipo de decoração que ele está acostumado a orçar, os fornecedores de buffet que conhece no mercado, os salões de festa que costuma ter parcerias, e assim por diante. Se você sonha com um casamento diferente, no estilo boho, rústico, um mini wedding ou um casamento ao ar livre, é importante se certificar que o cerimonialista possui esse tipo de evento em seu portfólio.

3. Quais as etapas da organização que o cerimonialista cuida e quais as tarefas que os noivos precisaram fazer sozinhos?

Muitas vezes o cerimonialista vende um pacote dito completo, mas que não inclui uma série de itens, como lista de convidados, envio de convites, RSVP, lembrancinhas, doces e bolos, etc. É importante frisar, desde o primeiro momento, que vocês precisam saber quais tarefas serão de sua responsabilidade para saber para o que fazer e para quem pedir ajuda

4. Vocês terão liberdade para escolher o local da festa e os fornecedores?

Muitos cerimonialistas já possuem parcerias fechadas com buffets, decoradores e salões de festa. Confirme se vocês poderão escolher os próprios fornecedores para que aconteça de chegar na hora H e o assessor acabar pulando fora do barco por não se sentir confortável em fechar negócio com empresas que não conhece.

5. O que está incluso na assessoria contratada?

Entre os diversos tipos de assessoria para casamentos, as mais comuns são as completas, as parciais e as do dia do casamento. Cada uma delas inclui uma lista de serviços prestados e tarefas que são de responsabilidade do cerimonialista para que o evento aconteça. Certifique-se de que você está contratando exatamente o que precisa.

6. Como é montado o cronograma para a produção da festa de casamento?

É muito importante que os noivos consigam entender a linha do tempo da produção do seu próprio casamento. Quantos meses serão necessários, quais as principais decisões e fechamentos em cada mês e assim por diante. Dessa forma vocês poderão se organizar financeiramente e saberão em que pé está a organização da festa a todo momento.

7. O cerimonialista vai auxiliar com o casamento no civil?

Muitos casais se surpreendem ao descobrir, na véspera do casamento, que a assessoria só cuidava da festa e do casamento religioso. Se você precisa de ajuda para agendar datas, prova vestido e enviar documentos, converse desde a primeira reunião com o cerimonialista escolhido.

8. O que acontece se o casamento for cancelado ou adiado?

Sim, ninguém gosta de imaginar que isso possa acontecer. No entanto, o mundo dos eventos é marcado por imprevistos, e você precisa se preparar para eles. O que acontece se, por algum motivo pessoal, como transferência de trabalho, doença na família ou mesmo problemas financeiros, o casamento precisar ser adiado? E, se na pior das hipóteses, precisar se cancelado?

Independente do tipo de serviço de assessoria para casamentos que você contratar, é muito importante que você não deixe de contratar esse serviço. Entenda a importância de uma boa assessoria para casamento nesse artigo aqui.