8 táticas que vão atrair mais participantes para o seu evento

8 táticas que vão atrair mais participantes para o seu evento

Você sabia que é possível otimizar a divulgação do seu evento para atrair mais participantes? As redes sociais são a sua principal aliada nesse sentido, pois elas permitem não só que você divulgue o seu evento como também permitem que você transforme seus próprios convidados em divulgadores. E o melhor: você pode lançar mão desse recurso em dois momentos fundamentais, o pré-evento e o momento de sua realização.

Neste post, vamos revelar 8 estratégias que você pode usar diretamente na divulgação do seu evento ou então estimular os seus participantes a usarem. Seguindo essas táticas, você certamente vai conseguir atrair ainda mais participantes para o seu evento. Confira:

1. Estimule os convidados a compartilharem seu evento

Para atrair mais participantes para o seu evento, sejam eles de qualquer porte, você precisa começar a trabalhar na divulgação do mesmo desde a fase de inscrição. Estimule o participante a compartilhar o evento na rede social que ele utiliza. Para tornar o evento atraente, destaque no convite personalidades que estarão presentes e que sejam de interesse do público que você está convidando.

2. Crie uma hashtag única

Como ponto de partida para tirar o máximo de proveito da divulgação pelas redes sociais, crie uma hashtag (#) única para ser usada desde o início da divulgação do evento. Não esqueça de usá-la em todas as suas divulgações e também informar os participantes desde a inscrição.

Como as hashtags de melhor memorização são as mais curtas, parta da orientação para um tweet: 140 caracteres. Essa mesma hashtag deve valer para todas as redes, o que concentrará as conversas, ficando mais fácil de acompanhar.

Certifique-se de que a hashtag do seu evento seja única, isto fará toda diferença nessa estratégia.  Se outros estiverem usando a mesma hashtag, as conversas ficarão misturadas umas com as outras. Por isso, antes de se decidir sobre uma hashtag, cheque-a (incluindo o #) na busca do Twitter ou Instagram. Não hesite em mudá-la se for necessário. Lembre-se de que ela será muito útil na hora de fazer o relatório sobre o evento, para você descobrir o feedback dos participantes.

Utilize essa hashtag também para as demais comunicações do evento, como materiais promocionais, emails, site, selos, cartazes, etc. Ela também será bastante importante durante o próprio evento, quando os convidados também poderão interagir a partir da hashtag do evento. Falaremos disso mais adiante.

3. Crie uma página no Facebook

Crie uma página pública para o evento no Facebook, separada do seu perfil pessoal ou do perfil da empresa. Por meio dela, você vai poder fornecer conteúdo preparatório diversificado, mostrando a importância do evento.

O Facebook vem priorizando bastante o alcance da publicação de vídeos, uma vez que esses interessam duas vezes mais as pessoas do que os links de textos. Produza vídeos com o seu próprio smartphone, grave o produto a ser lançado ou um trecho de palestra. Só lembre que esses vídeos devem conter no máximo um minuto, do contrário não funcionam.

Além disso, trabalhe com feeds a cada nova confirmação de presença, incentivando mais interesse pelo evento. Não se esqueça de convidar seus próprios amigos do Facebook para que ajudem você a divulgar o evento. Se esse for aberto ao público, você também pode convidá-los a se inscrever.

4. Faça um anúncio no Facebook

É bom lembrar que o Facebook é uma rede de relacionamento e as pessoas podem não ficar interessadas o suficiente em sua página. Elas preferem, acima de tudo, conteúdo de interesse, mas não exatamente um convite para um evento.

Por isso, um bom recurso pode ser anunciar e o Facebook tem uma ferramenta específica para promover eventos. É só você criar um anúncio interessante e, depois, ir até “Criar Anúncio”, na sequência em “Gerenciador de Anúncio” e, depois, em “Power Editor”. Você só deve passar para “Curtir Páginas” após a criação e a publicação do anúncio.

5. Use o Google Adwords

Anúncios patrocinados produzidos estrategicamente podem lotar seu evento em questão de dias. Comece criando uma conta no Google Adwords e, depois, use o planejador de palavras chave para descobrir quais são os termos mais pesquisados que definem o seu evento. É muito importante escolher corretamente o que de fato tem relação com o seu evento. Você só pagará pelo que for publicado, entretanto, se as palavras não forem adequadas, você terá que pagar por muita coisa que nem de longe tem a ver com o que você precisa.

Outro detalhe é segmentar seu público conforme a localização, ou seja, só na cidade do evento e na região. Se for Brasil, atente para os estados necessários. Quanto mais você segmentar, menos terá que arcar com materiais que não são de seu interesse.

6. Divulgue no Instagram

Não se esqueça do Instagram para o seu evento. Essa rede é muito importante devido ao alcance dos posts publicados, ao contrário do Facebook, onde existe limitação. Atualmente, é uma das redes sociais com maior taxa de crescimento, uma vez que as demais praticamente já atingiram seu máximo.

Você pode apostar em imagens com legendas criativas, que despertem o interesse do público. Além disso, assim como no Facebook, também é possível criar um anúncio. Por sinal o caminho para chegar ao anúncio no Instagram é pelo Facebook. No painel de criação de anúncios, você encontrará o seguinte texto: ‘Novo – Crie Anúncios no Instagram’. Abrindo esse link é só seguir as alternativas. No final, não se esqueça de confirmar se o anúncio é apenas para o Instagram ou se também deve ir para o Facebook.

7. Aproveite as listas do WhatsApp

As facilidades das listas de transmissão do WhatsAppo no dia a dia da organização de eventos são indiscutíveis. Usando esse recurso do aplicativo, você pode criar, salvar e enviar uma única mensagem para todos os integrantes de uma lista de transmissão instantaneamente.

Cada um deles receberá a mensagem como se fosse única para ele, ou seja, uma conversa individual. Quando responderem, as respostas também serão individualizadas. É como se fosse uma cópia oculta de email, lembra-se?

Além disso, não se esqueça. Essas listas de transmissão são incríveis para serem usadas na divulgação do evento. É só usar os telefones do seu mailing-list. Certifique-se, porém, que os receptores entendam de imediato que não se trata de um spam e que reconheçam a procedência da mensagem. Nesse caso, o menos é mais, certo?

8. Use Instagram e WhatsApp no dia do evento

Outra dica que tem assegurado muito sucesso na divulgação é usar tanto o WhatsApp como o Instagram no dia do próprio evento, bombando nas redes sociais. Como isso é feito? De forma muito simples: estimulando seus convidados a compartilharem imagens do evento.

Uma maneira eficiente de agregar todo esse conteúdo é oferecida pela Print Fun, um sistema que permite que os próprios participantes fotografem o evento pelo próprio celular e enviem as fotos para o WhatsApp, em um número divulgado na hora ou para o Instagram para a hashtag única do evento.

Depois disso a Print Fun agrupa e imprime as fotos e você as entrega como lembrança aos seus convidados.

Viu como é fácil transformar os participantes do seu evento em divulgadores? Para ter acesso a mais dicas para organizar e melhorar o seu evento, acompanhe nosso blog.