9 gafes que devem ser evitadas em festas de casamento

9 gafes que devem ser evitadas em festas de casamento

Ninguém está imune às gafes nas festas de casamento, sejam os próprios noivos, convidados, padrinhos, familiares ou a organização do evento. Por isso, é preciso ficar atento a algumas regras de etiqueta para não errar no dia mais importante do casal.

Confira algumas dicas e fique longe dessas gafes!

Gafes que os noivos devem evitar

1. Só colocar presentes caros na lista

Muitos noivos esquecem que um casamento também gera custo para os convidados, principalmente se for em outra cidade ou for muito formal. Por essa razão, faça uma lista de presentes democrática, com várias opções de preços para que seus convidados possam escolher. É possível ainda optar pelas cotas e colocar valores variados.

2. Pedir presentes específicos para padrinhos

Os padrinhos devem ser escolhidos por afinidade e não pela possibilidade de darem os presentes que os noivos desejam. Deixe que eles escolham entre a lista e espere que eles tomem a iniciativa se quiserem saber o que vocês preferem.

3. Se atrasar

Não é mais charmoso que a noiva se atrase para a cerimônia. Para quem teve meses para se programar, um atraso desse tipo incomoda bastante os convidados, principalmente crianças e idosos.

Outro atraso que não pode acontecer é na volta da cerimônia para a festa. Muitos casais optam por fazer fotografias nesse período e deixam os convidados aguardando. Seja rápido nas fotos e deixe para cumprimentar a todos depois de servido o jantar.

Gafes que os convidados devem evitar

3. De branco, só a noiva

Essa dica é clichê, mas sempre tem alguém desinformado que insiste em usar branco em casamento. Esse é o dia da noiva se destacar e ela é a única que pode usar essa cor, além das daminhas. Em vez de chamar atenção de forma positiva, a convidada que usa branco atrai olhares de reprovação.

4. Cuidado com o vestuário

Casamento não é balada. As mulheres devem evitar roupas sensuais ao extremo, com decotes ou racha e decote no mesmo vestido. Vestidos extremamente curtos são uma grande gafe para as convidadas! Se o convite não informar o tipo de traje, utilize o bom senso.

5. Levar pessoas que não foram convidadas

Não leve pessoas que não foram convidadas sem antes informar os noivos. Os bufês costumam cobrar por pessoa e um convidado a mais gerará um custo inesperado.  Se o convite se direciona para o casal pelo nome, quer dizer que os parentes próximos, como filhos ou pais, estão convidados. Quando trata por Sr. e Sra. só o casal é convidado. Há quem seja mais específico e informe “Sr. João e família”. Porém, não exagere. Utilize o bom senso e só convide quem realmente conhece os noivos. Sempre é importante confirmar a presença até mesmo dos acompanhantes.

6. Levar para casa doces e arranjos de flor

Só leve para casa doces que fazem parte da lembrança, como o bem-casado. E não leve mais do que um por pessoa. Quanto aos arranjos, ninguém tem direito de estragar a decoração da festa, além de que os objetos precisam ser devolvidos, do contrário os noivos precisarão arcar com o prejuízo.

7. Faltar à cerimônia, mas ir à festa

Quem não pode ir à cerimônia deve avisar os noivos antecipadamente, explicar o porquê e perguntar se tem problema ir depois na festa dar um abraço neles. Salvo em raras exceções, ir apenas na festa é uma gafe muito grande. Dá a entender que você só quer aproveitar e não está preocupado com um momento importante para o casal que acontece justamente na cerimônia. A festa é consequência desse momento.

Gafes para a organização do casamento evitar

8. Local ou igreja de tamanho inadequado

Mesmo que os noivos insistam em celebrar ou festejar em um local específico e não haja convidados suficientes para preencher o espaço, é melhor tirar essa ideia da cabeça deles. Vai dar a impressão de que muitas pessoas faltaram. Já o contrário também é uma gafe porque os convidados não podem ficar sem ter onde se sentar, por exemplo.

9. Faltar comida ou bebida

Essa talvez seja uma das maiores gafes de uma organização. É o tipo de coisa que não dá para resolver no improviso.

Que outras gafes você conhece que devem ser evitadas em festas de casamento? Conte pra gente nos comentários!