Afinal, qual a função de um VJ no casamento?

Afinal, qual a função de um VJ no casamento?

Quais são os personagens principais de uma festa incrível de casamento? Se você respondeu: os noivos! Errou. Claro que eles são os protagonistas, mas a dupla que vai comandar a festa e fazer com que a pista de dança ferva o tempo todo é quase tão importante. Isso mesmo! Estamos falando do DJ e do VJ, responsáveis pelas músicas e vídeos da festa, respectivamente. O papel do DJ todo mundo já conhece. Então, neste post vamos explicar o que faz um VJ num evento de casamento e provar que ele é fundamental para uma uma festa incrível, como você sempre sonhou!

Uma pista de dança diferenciada é meio caminho andado para uma festa de sucesso. Se você já participou de um evento onde a pista ficou vazia e sem a mínima animação sabe do que estamos falando. Uma pista animada com noivos, familiares e todos os convidados dançando, vibrando e brincando tem um grande valor na celebração que vai ficar para sempre na memória.

E para ter este diferencial, ou seja, garantir que além de boa música, o campo visual também atraia e retenha o pessoal na pista, é que entra em campo o VJ. O trabalho desse profissional – nada de inventar de colocar para esta função aquele primo que manja muito de computador – inclui tudo que é necessário para deixar o grande dia ou noite inesquecível. Acompanhe!

Um dia ou uma noite inesquecível

A função de um VJ numa festa de casamento é ser o responsável tanto pela programação, quanto pela operação visual do evento. O DJ está para a trilha sonora (playlist), assim como o VJ está para os vídeos que estarão sendo exibidos nos telões do salão e em interação com os convidados. Cabe ao VJ a produção, seleção e aplicação de todo o conteúdo visual que será transmitido na pista de dança e – se for o caso – em outros espaços da festa.

Ele executa as imagens sem áudio que devem combinar com as músicas escolhidas pelo DJ, concentrando vídeos, fotos e efeitos especiais para cada situação no desenrolar da festa. O VJ assume toda a operação das mídias exibidas nos telões, como o making off do evento, as histórias de vida dos noivos, as homenagens dos amigos, enfim, uma série de materiais produzidos anteriormente para abrilhantar a festa. Além dos telões, o VJ pode fazer a projeção de conteúdos recortados em paredes, colunas e forrações claras disponíveis e até no bolo ou outros objetos, se assim os clientes desejarem.

Papel importante

O VJ deve ter um laptop, uma controladora MIDI e um programa de edição específico que ele domine para a exibição integrada e programada das imagens que devem, também, estar alinhadas ao sistema de iluminação do salão da festa. Por tudo isso, é possível compreender como é importante o papel deste profissional. Já pensou o quanto esses elementos citados podem comprometer a festa do seu casamento quando mal operados?

Para dar conta dos vídeos e efeitos de imagens, o VJ atua usando painéis de LED, aparelhos de TV e projetores de diversos tamanhos e disposições. Tudo isso depende do tamanho da festa, da estrutura do salão, número de convidados e respectivo orçamento. Tudo isso precisa ser previamente combinado com os noivos.

Um ponto importante a ser lembrado na hora de contratar um VJ é que ele precisa estar bem alinhado com o DJ quanto ao repertório das músicas que serão executadas, já que tudo deve estar em sincronia com as imagens exibidas. Por conta disso, há empresas de eventos que já oferecem esses dois profissionais no mesmo pacote.

Em sintonia com o cerimonialista

Como você viu até aqui, para ter uma pista animada, vale muito a pena contar com um VJ na sua festa de casamento. Desta forma, você não vai precisar se preocupar com a programação e operação visual do evento. O profissional é especializado e estará focado nisso o tempo todo. Ele vai atuar, ao lado do cerimonialista, com as mídias produzidas seguindo o roteiro e os horários do evento.

Sua pista de dança vai ter uma energia boa com vídeos e efeitos que vão complementar a decoração da festa de casamento, proporcionando um cenário bonito e divertido, que será registrado na filmagem e nas fotografias do evento.

Se você está organizando sua festa de casamento, conheça o sistema que utiliza o Instagram para agrupar e imprimir as fotos tiradas no evento. Você vai adorar!