Como escolher o melhor menu e maneira de servir para o casamento

Como escolher o melhor menu e maneira de servir para o casamento

O tipo de buffet que vai ser escolhido para a sua festa de casamento é uma decisão importante e que vai impactar uma série de outras escolhas, como tamanho do espaço, quantidade de garçons, decoração das mesas e até o mesmo a quantidade de convidados que podem ser atendidos pelo tipo de serviço escolhido.

Para saber qual tipo de buffet é o mais adequado para a festa que você está planejando, separamos abaixo os principais tipos e com quais os portes e estilos de festa que eles mais combinam.

4 tipos de buffet diferentes para a sua festa de casamento

Americano

O buffet americano é o mais informal de todos os estilos de serviço. Largamente utilizado nos EUA, nesse tipo de buffet a comida é organizada em uma mesa lateral ou ilha de réchauds, que mantém os pratos aquecidos, e os convidados se servem quando quiserem e do que quiserem. O menu precisa ser descomplicado, e pode incluir finger foods, risotos e massas fáceis de serem servidos em porções únicas e de serem degustados em pé. As louças devem ser mais leves, com pratos menores ou com o uso de cumbucas. Como não existem mesas e lugares marcados para as refeições, é preciso organizar um espaço com sofás e puffs, para deixar mais confortável quem não quiser comer de pé.

O serviço americano combina com festa mais informais, no estilo coquetel, e bastante intimistas como mini wedding organizados em casa, no jardim ou no quintal, e vai super bem com brunches.

Franco-americano

O tipo de buffet franco-americano é uma das opções mais escolhidas para eventos sociais no Brasil, já que é menos formal que os outros tipos de serviço e consegue atender um grande número de convidados.

Nesse tipo de buffet, a refeição é servida em ilhas de réchauds, localizadas em pontos estratégicos do salão de festa. Os convidados levantam das mesas, pegam um prato e talheres no início do balcão e percorrem as opções de pratos frios e quentes. Nesse tipo de serviço, em geral, existe uma equipe de garçons do outro lado do buffet explicando o cardápio para os convidados e os ajudando a se servir. Após passar pelas ilhas os convidados retornam às suas mesas, onde são servidas as bebidas. O buffet de sobremesas é montado após o jantar.

O grande contra desse tipo de buffet são as filas enormes que se formam quando o jantar é liberado. Para evitar que isso aconteça você pode pedir que o salão organize duas ou três ilhas em pontos diferentes do espaço e afastados da pista, e pedir que o cerimonial chame uma mesa por vez para se servir.

Francês

O buffet à francesa é o mais clássico e tradicional dos serviços. Os convidados possuem lugares marcados na mesa, que está devidamente montada com talheres, copos e guardanapos. Em geral, existe um pequeno menu com duas ou três opções de pratos, e os convidados fazem os pedidos ao garçom como se estivesse no restaurante. Os pratos são servidos em ordem: canapés, entradas, saladas, prato principal, sobremesa e café.

Além de mais caro e refinado, esse tipo de serviço é bem formal, e não combina bem com uma festa dançante.

Inglês

O serviço à inglesa é realizado diretamente na mesa pelos garçons, mas, diferente do buffet à francesa, os pratos são montados na hora. O garçom pega uma travessa com um dos pratos e vai passando de convidado em convidado, servindo-o na quantidade desejada. Esse tipo de serviço é bastante trabalhoso e, por isso só deve ser escolhido se sua festa está sendo organizada para um grupo mais reduzido de pessoas.

5 tipos diferentes de menus para o seu casamento

Brunch

O brunch está na moda! Uma mistura de café da manhã e almoço, normalmente é servido das 11 às 14hs e inclui pratos leves de café da manhã e pratos mais pesados de almoço. Em geral, o serviço do brunch não é rígido, e as ilhas com os pratos ficam disponíveis durante todo o evento para quem quiser se servir. O brunch é servido nos buffets americanos e franco-americanos.

Esse tipo de cardápio combina com festas diurnas, ao ar livre e no final da tarde.

Almoço

O almoço é mais intimista que um jantar, embora mais formal do que o brunch. Os serviços mais indicados são o franco-americano e o inglês. Normalmente é precedido de uma rodada de coquetéis com canapés.

Jantar

O mais tradicional tipo de menu para casamentos pode ser organizado desde o estilo mais informal, como o buffet americano, até o mais formal, como o francês. Tudo vai depender do estilo da sua festa. O jantar também é precedido com canapés e coquetéis, e inclui o buffet de sobremesas e a mesa final com docinhos e café.

Coquetel

O coquetel é o tipo mais informal de todos os cardápios. Muito utilizado como serviço que precede os almoços e jantares, ele também pode ser a estrela da noite caso o seu casamento seja realizado no final da tarde e inclua apenas uma recepção após a cerimônia, ou como comemoração após o casamento no civil.

Bolo com champanhe

O bolo com champanhe ficou mais comum com o aumento dos casamentos no civil. Mesmo que a festa seja organizada para outro dia, é comum recepcionar os convidados íntimos e familiares em casa para cortar o bolo de casamento, brindar com champanhe e degustar bem casados.

Qual tipo de serviço e de menu são os seus prediletos? Compartilhe conosco nos comentários!