Como organizar o casamento dos seus sonhos em tempos de orçamento reduzido

Como organizar o casamento dos seus sonhos em tempos de orçamento reduzido

Tempos de crise econômica acabam impactando diretamente no mercado de organização e produção de eventos. Embora o setor de casamentos em si não tenha retraído, já que, diferente dos eventos corporativos, as pessoas não deixam de se casar, o tipo e o tamanho dos eventos estão mudando bastante para se adequar aos orçamentos dos noivos e de suas famílias.

A palavra da vez é priorizar, ou seja, conseguir montar uma festa impecável do jeito que os noivos sempre sonharam, mas cortando gastos que podem não ser prioridade no momento. Além disso, é preciso muita criatividade e jogo de cintura para negociar com fornecedores e pensar em soluções diferentes e mais econômicas do que as tradicionais, pesquisando novas empresas, novos locais e fechando parcerias.

Organizando uma festa de casamento em meio à crise econômica

Lista de casamento

Em geral, a lista de casamento é o primeiro item da festa que sofre cortes, já que impacta o valor de praticamente todos os outros itens, como tamanho do salão, decoração, buffet, bebidas, doces, entre outros.

Flores na igreja

Deixe a decoração mais elaborada para a festa e procure conversar com os outros casais que se casarão na mesma noite na igreja para dividir os gastos e fazer uma decoração única para todos. Também pode ser um programa super divertido conhecer igrejas escondidas e históricas na sua cidade, que costumam ficar fora do circuito tradicional, mas são belezas inexploradas que podem render cerimônias belíssimas.

Escolhendo a data para o casamento

Casamentos durante a semana ou no domingo chegam a ter 70% do preço dos finais de semana. Além disso, uma ideia interessante é pesquisar referências na internet de casamento diurnos, de manhã, ou durante a tarde. Eles são belíssimos, e combinam com decorações mais campestres e rústicas.

Do It Yourself

A tendência do DIY invadiu o setor de casamentos. Os noivos, seus amigos e familiares podem decidir fazer sozinhos alguns dos muitos itens necessários para a festa, como o bolo, os doces e a decoração. Um amigo que tem um gosto maravilhoso para música pode comandar a festa como DJ, enquanto uma amiga que trabalha com moda pode desenhar e produzir os vestidos das madrinhas.

Corte itens desnecessários

Brinde com champagne muito caro, dia da noiva em salão badalado, limusine como carro da noiva, bandas e shows ao vivo na festa, coral ou músicos na igreja, chuva de arroz, entre muitos outros itens supérfluos podem ser cortados sem impactar na qualidade da sua festa e reduzindo drasticamente o seu orçamento.

Cardápio e buffets

Estude outros tipos de cardápio. O brunch, por exemplo, não precisa ser servido apenas em casamento diurmos, mas pode ser muito bem adaptado para uma festa que comece na hora do jantar e termine próximo da meia noite. Outra tendência que está começando a ficar em alta lá fora e deve chegar ao Brasil em breve é a contratação de Food Trucks para servir petiscos e finger foods, ou sobremesa e cafés para seus convidados. A opção é mais econômica do que os buffet tradicionais e absolutamente surpreendente.

Ainda em dúvida sobre os tipos de buffets existentes no mercado? Acesse aqui o nosso post especial que conta quais os tipos de menu e maneiras de servir que você pode escolher para a sua festa de casamento.