Confira 5 dicas essenciais para conseguir patrocinadores para o evento corporativo da sua empresa!

Quem trabalha na área de eventos, marketing ou comunicação de uma empresa sabe o trabalho que é convencer a sua organização a investir em eventos corporativos. A primeira vista, gestores de outras áreas têm dificuldades para perceber a importância imensurável que esses eventos trazem para a reputação e imagem corporativa e para a saúde dos relacionamentos com seus principais stakeholders.

Para driblar esse desafio, muitos produtores e organizadores de eventos procuram captar recursos de terceiros para a realização de suas ações, ou seja, procuram por patrocinadores. No entanto, esse trabalho pode ser uma tarefa árdua para quem não é um captador de recursos profissional.

Para ajudá-lo, fizemos esse post com 5 dicas essenciais para você conseguir encontrar um captador a altura do seu evento! Acompanhe:

1. Monte um projeto atrativo e detalhado

Não será suficiente você ligar para as equipes responsáveis por patrocínios das empresas e tentar convencê-las no papo. Esses profissionais seguem um processo bastante burocrático para escolher os eventos patrocinados e você precisará se adequar ao modo de trabalho deles, e não o contrário.

O primeiro passo? Monte um excelente projeto do seu evento! Ele deve ser sucinto, visualmente atraente e conter dados. Indique, por exemplo, porque sua empresa deseja realizar esse evento, quantas pesquisas de opinião ou marketing foram feitas para chegar na ideia do projeto, quais foram os números de participantes de edições anteriores – caso tenham acontecido, e qual o impacto em termos de opinião pública que você espera (aqui podem ser enviados clippings de outros eventos, ou lista de imprensa e formadores de opinião convidados, por exemplo).

2. Negocie excelentes benefícios

Lembre-se que, junto ao projeto, você deve incluir uma proposta com excelentes benefícios para cada tipo de cota de patrocínio. Qual o seu argumento para convencer a empresa a gastar dinheiro com o seu evento? Mostrar que esse dinheiro não é um custo, mas sim um investimento! Para isso, é preciso mostrar qual será o retorno do patrocinador: qual a visibilidade que sua marca terá? Onde seu logo vai aparecer? Quantas pessoas impactará direta e indiretamente?

3. Prospecte apenas potenciais patrocinadores

Não gaste bala com empresas que não têm o perfil adequado para ser patrocinador do seu evento. Procure por empresas que podem se beneficiar da associação com a sua marca e do público que seu evento vai trazer.

Um exemplo: sua empresa quer montar um congresso da área de saúde? Procure pelas grandes farmacêuticas. É um jantar de altos executivos? Que tal conversar com algumas marcas de luxo?

Uma dica interessante é buscar eventos similares ou de empresas do mesmo setor que o seu e analisar quais foram os patrocinadores de cada um deles.

4. Estude as políticas de patrocínio de cada potencial patrocinador

Estude as políticas de patrocínio de cada uma das empresas do seu interesse e busque pontos em comum com o formato, conteúdo, público e categoria do evento que você vai produzir. Toda empresa indica quais as áreas prioritárias para as quais destina recursos em forma de patrocínio. Estude cada uma e personalize sua proposta a partir dela.

Quer um exemplo? A Fundação Abrinq têm como política de patrocínio o foco em projetos relacionados com as seguintes áreas: saúde e nutrição; educação e cultura; trabalho infantil; família e comunidade; denúncias; e políticas públicas. Além de não fazer sentido perder tempo e dinheiro para elaborar uma proposta de patrocínio de um evento que não está nem um pouco relacionado com essas áreas, ao fazer o profissional dessa organização perder tempo, você pode queimar a marca da sua empresa.

5. Produza um orçamento detalhado

Grandes empresas não costumam patrocinar eventos que não pareçam ser conduzidos por profissionais sérios e responsáveis. Por meio do seu orçamento, seu potencial patrocinador vai conseguir avaliar o quanto você pesquisou e planejou antes de montar a planilha de custos.

Além disso, mais do que os motivos pelos quais deveria patrocinar, a empresa que saber onde cada centavo do seu dinheiro será gasto. Apresente um orçamento completo e detalhado do seu evento e permita que o potencial patrocinador escolha quais ações ou materiais ele vai patrocinar. Conseguir patrocínio para eventos é um trabalho de formiguinha. Não se esqueça de separar um tempo razoável para fazê-lo e se programe com antecedência!

Ainda não escolheu um brinde para o seu evento? Confira o nosso post especial com ideias brindes inesquecíveis!