Enfim sós e dividindo as tarefas de casa!

Enfim sós e dividindo as tarefas de casa!

O início da vida a dois é a realização de um sonho, mas pode não ser tão simples como nos contos de fada. Depois do casamento, dividir o mesmo teto é desafiador, e a palavra de ordem é adaptação. Isso acontece porque o casal vai começar a construir uma rotina, mas cada um baseando-se na sua bagagem pessoal, educação e estilo de vida.

Uma das soluções para que essa fase de transição seja vivida de forma harmoniosa, é criar pequenas regrinhas de convivência, que vão ajudar o casal a se organizar, planejar e evitar brigas desnecessárias.

Dentre elas está a divisão das tarefas de casa, que devem ser definidas logo no começo da nova vida. Se você é recém-casado e está passando por essa situação, preparamos 4 dicas para ajudar nessa divisão. Confira.

1 – Respeite as diferenças

É fundamental aceitar que cada um tem a sua personalidade, preferências e gostos, e discutir sobre esses traços não é a solução mais inteligente para resolver qualquer assunto em comum, muito menos a divisão das tarefas da casa. Grande parte do aprendizado do casamento é aprender a ceder, e, acredite, esse é um exercício diário.

2 – Descubra as preferências de cada um

Cumprir com as tarefas de casa podem não ser um grande prazer, mas é necessário. Por isso, o diálogo é sempre importante na hora de definir quem vai fazer o que. Proponha uma conversa, ouça a outra parte e tentem descobrir quais os pontos fortes de cada um. Por exemplo, se você é extremamente organizado, pode preferir ficar com a função de guardar as roupas ao invés de lavar a louça, e assim por diante. Se a divisão das tarefas for feita baseada nas preferências e escolhas individuais e em comum acordo, diminuem as chances de um mal entendido entre o casal.

3 – Seja flexível

Depois de definidas as responsabilidades de cada um nos afazeres de casa, não significa que vocês devem deixar de lado a flexibilidade. Se você acha que só porque o responsável por cozinhar é o seu parceiro, você nunca mais vai comandar as panelas, é bom rever os conceitos de vida a dois. Os imprevistos acontecem, e pode ser que em algum momento atrapalhem a rotina que vocês definiram. Tenha bom senso, converse e seja flexível. Ajudar o parceiro em algumas situações e saber que pode contar com ele quando precisar é a base de qualquer relacionamento duradouro.

4 – Exercite o diálogo

Em um casamento, a comunicação é essencial, tanto nos bons momentos quanto naqueles em que algo está errado. Converse, exponha o que acredita que possa ser melhorado e não se esqueça de valorizar os pontos positivos. Dessa forma, quando as cartas estão na mesa, é mais fácil de evitar que pequenas questões do dia a dia virem grandes problemas a serem resolvidos, e que desgastam a relação.

Lembre-se que, assim como em todas as outras partes da vida em casal, na divisão das tarefas vocês são um time, vestem a mesma camisa e por isso devem jogar juntos, ajudando um ao outro.

E você, como faz para definir as responsabilidades de casa? Tem alguma outra dica? Escreva pra gente pelos comentários!