Ensaio pré-casamento: fazer ou não fazer?

Se você está planejando seu casamento, provavelmente já pensou em fazer um ensaio de fotos de casal antes do grande dia, certo? Este tipo de ensaio fotográfico pré-casamento nada mais é do que um registro do momento que marca uma mudança na vida do casal, além de também funcionar como o primeiro passo oficial do casamento. 

Ainda que não seja um item indispensável em um casamento, esse ensaio, que costuma ocorrer alguns meses antes do grande dia, possui um valor sentimental inestimável e a grande vantagem de ser eterno. Afinal, não há nada melhor do que fotografias para captar a fase de paixão e o romance que o casal está vivendo e eternizá-lo em belas imagens.

Se você ainda está em dúvida entre fazer ou não o ensaio, ajudamos você a decidir. Confira os prós e contras dessa ideia:

Vantagens do ensaio pré-casamento

1 – Fotos exclusivas do casal

Todo casal costuma tirar muitas fotos no dia do seu casamento para registrar esse momento importante da vida dos dois. Porém, neste dia, o casal divide as atenções com algumas pessoas essenciais a ele: seus convidados, amigos e parentes. Não há nenhum ponto negativo nisso. No entanto, em um ensaio pré-casamento, o foco é inteiramente voltado para o noivo e a noiva. Isso significa que vocês terão registros de fotos incríveis, de alta qualidade e de nível profissional para colocar no convite, em um site de casamento, em porta-retratos e, claro, para guardar o momento para sempre.

2 – Preparação para o casamento

As fotos do ensaio pré-casamento funcionam também como uma preparação para o grande dia. Você sabe quais são seus melhores ângulos? Vocês estão acostumados a tirar fotos e se sentem a vontade em frente a uma câmera? Todo mundo sabe que quando os modelos estão confortáveis e desinibidos o resultado das fotografias fica muito mais leve e bonito. Portanto, as fotos pré-casamento também são uma boa forma de ensaiar para o grande dia e descobrir como vocês podem contribuir para deixar as fotos ainda mais lindas.

3 – Conhecer o fotógrafo antes do casamento

O ensaio antes do casamento é o melhor momento para conhecer o fotógrafo contratado para registrar o grande dia. Por mais que o profissional tenha sido escolhido por indicação, por análise de portfólio ou por outro meio, só o contato e o convívio vão dizer se há fit entre o fotógrafo e o casal. Afinal, vocês precisam se sentir muito a vontade com a pessoa que tem um papel tão importante no casamento de vocês. O mesmo acontece com o profissional: ele precisa conhecer o noivo e a noiva para garantir que vai registrar os melhores instantes.

4 – Recordações

A maior vantagem desse tipo de ensaio já foi mencionada aqui: ter recordações desse momento para a vida toda. Mas não serão quaisquer recordações. As fotografias tiradas por um fotógrafo profissional são incomparáveis às que estamos acostumados a tirar no dia a dia. Aproveite este momento para ir para um lugar bonito, se arrumar e tirar fotos naturais, espontâneas e que capturem esse sentimento de pura alegria que antecede o casamento. 

Desvantagem do ensaio pré-casamento

1 – Custo

A gente sabe que planejar um casamento não é fácil nem barato. Portanto, é normal que, às vezes, se tenha que abrir mão de algumas coisas em detrimento de outras. A questão financeira é um dos principais motivos pelos quais um casal não faz um ensaio pré-casamento. Mas é preciso lembrar que um ensaio fotográfico marca um momento por toda a vida, e não apenas por uma noite. Portanto, pense bem!

Deu para ver que há muito mais vantagens do que desvantagens em fazer o ensaio pré-casamento, certo? Se quiser ver mais sobre casamentos, acesse nosso blog e fique por dentro!