Fazer ou não fazer uma festa de noivado?

Fazer ou não fazer uma festa de noivado?

Acabou de noivar com o seu amor, e não sabe se vale a pena organizar uma festa de noivado? No post de hoje listamos os bons motivos de fazer a festa, os cuidados que você deve ter quando for organizar a comemoração e, ao final, incluímos dicas de festas para inspirar a sua!

6 pontos positivos de fazer uma festa de noivado

1. Apresentar as famílias

No caso dos familiares do casal ainda não se conhecerem ou não serem muito próximas, a festa de noivado é uma excelente oportunidade para todos se encontrarem em um clima bem descontraído, afinal, todos serão parentes em breve.

2. Poder extravasar a felicidade do casal, caso o casamento ainda demore para acontecer

Muitos casais decidem noivar mesmo sabendo que a festa de casamento pode demorar ainda alguns aninhos. Nesse caso, vale sim a pena fazer uma bela comemoração e extravasar a alegria de vocês!

3. Comemoração da união

Caso os noivos decidam que vão morar juntos antes do casamento, a festa de noivado é uma ótima ocasião para comemorar essa importante etapa da vida à dois.

4. Oportunidade de reunião intimista com os mais próximos

A festa de noivado, por ser bastante intimista, permite que vocês apenas convidem quem realmente gostam e queiram que estejam ao seu lado nesse momento.

5. Chance de um criativo pedido de casamento!

Para quem está pensando em como fazer um pedido de casamento inesquecível, a festa de noivado é uma excelente oportunidade para unir as duas coisas em uma só. Convide as famílias e os amigos queridos em segredo, e peça a mão dela em meio à todo o amor que vocês merecem.

6. Oficialização social e troca de alianças

Tem casal que já passou da etapa do pedido e do sim, mas ainda não oficializaram para amigos e familiares e nem trocaram alianças. A festa de noivado se torna então uma boa chance para fazer esses ritos, seja os casais que preferem que os dois usem as alianças douradas, seja para os casais em que apenas a noiva irá usar o anel.

5 cuidados que você deve ter na hora de organizar sua festa de noivado

1. Quem for convidado para a festa do noivado, deverá ser convidado para o casamento. Anote a lista de convidados!

2. Cuidado ao pedir presentes: e se casamento não acontecer?

3. Se a festa for acontecer numa janela de tempo menor que oito meses antes do casamento, pode ser apenas mais uma fonte de estresse e gasto de dinheiro

4. Já tenham em mente uma data marcada para o casamento, por mais que seja mais distante. Aproveite o momento da festa para entregar aos convidados lembrancinhas com o save the date para a data.

5. Já tenha definidos quem serão os padrinhos e madrinhas, para não cometerem a gafe dos escolhidos não serem convidados para a festa de noivado.

Ideias para inspirar sua festa de noivado

1. Jantar, almoço ou brunch intimista

Em vez da festa, vocês podem optar por um almoço ou jantar mais informal. Um formato de evento que ganha cada vez mais adeptos no Brasil é o brunch americano, uma união entre café da manhã e almoço, com direito a um buffet com muitas comidinhas e belos drinks!

2. Balada com os amigos

Para quem quer comemorar em grande estilo, fechar um camarote em um bar ou balada é uma excelente opção. Assim, você terá um espaço privativo para receber os parabéns e cumprimentos de cada convidado, ao mesmo tempo em que estarão em um ambiente perfeito para comemorar!

3. Sessão de fotos de noivado

Muitos casais estão fazendo uma sessão de fotos comemorativa de noivado. A ideia da sessão de fotos é enviá-la como um save the date para os convidados. Diferente das sessões de fotos mais formais do casamento, as de noivado podem ser mais divertidas, com direito a brincadeiras e piadinhas.

4. Open House

Caso vocês tenham acabado de se mudar para a casa nova, uma ideia bem legal é fazer um open house já comemorando a união e o noivado. Assim é possível receber presentes que serão muito úteis para a casa nova, receber os parabéns e comemorar ao mesmo tempo!

Este post foi útil para você? Já realizou ou pretende realizar uma festa de noivado em breve? Comente com a gente sua experiência!