Home-office e Quarentena

Confira as 10 dicas que separamos para você enfrentar o Coronavírus e ter um bom trabalho em casa.

  1. Acorde como se fosse para o seu local de trabalho: coloque uma roupa confortável, não precisa colocar terno e gravata ou salto alto, só não vale ficar de pjama. Afinal pode rolar aquela vídeo conferência e estar arrumado ajuda na auto-confiança e deixa a preguiça de lado.
  2. Nada de laptop na cama ou no sofá: Se você não tiver um escritório em casa, escolha um lugar mais tranquilo para isso, pois vai ser seu escritório nos próximos dias. Importante separar o trabalho da casa, até para entender que ele tem hora para começar e terminar.
  3. Evite distrações: se você não mora sozinho, combine regras para que saibam que naquele local não é para atrapalhar…mas lembre-se de dar atenção também para quem mora com vc, eles provavelmente vão estar na mesma situação que você…seu conjugue também vai estar em home-office e filhos sem escola. Além de acumular todo o trabalho da casa, já que estarão sem empregada. Façam juntos e tudo vai dar certo!!!
  4. Tarefas profissionais X tarefas domésticas: As empresas precisam entender que a quarentena está proporcionando um aprendizado, e na hora do almoço por exemplo, talvez vc precise de um tempinho a mais para preparar sua comida. Todos em casa estão na mesma situação. Outras atividades como faxina, estender a roupa e lavar a louça, podem esperar.
  5. Postura é importantíssimo: pode ser que você não tenha uma cadeira ergométrica, escolha um assento acolchoado, com apoio para os braços. Isso faz muita diferença para a saúde. Vale até usar uma almofadinha nas costas. Fique confortável.
  6. Faça pausas: As paradas são ótimas para dar uma relaxada, levante-se para ir ao banheiro, beber água, tomar um cafezinho…e se tem filhos…que tal fazer um lanchinho da tarde com eles? O ambiente sem interrupções facilita na concentração, então é necessário se atentar ao tempo de parada, que pode acabar negligenciado.
  7. Cronograma: a maior parte de seus clientes trabalham em horário comercial, então não se iludam com horários flexíveis, mantenha sua rotina. Acorde, se exercite em casa, tome um banho, se arrume, tome um delicioso café da manhã e vá para o trabalho. ( em casa, claro!!!)
  8. Finalize o expediente: a quarentena já tem causado muito tédio, pelo fato de ficarmos presos em casa. Mantenha um horário para finalizar o seu trabalho e depois aproveite o tempo para curtir sua família, ver aquela série que tanto gosta, ler um livro…Aproveite o seu tempo com coisas boas também, ele é muito precioso.
  9. Reuniões para manter o contato: Fazer breves reuniões para começar e finalizar o dia pode ser útil para a equipe ficar atualizada do contexto geral e tirar a sensação de isolamento. A medida também ajuda como aviso para marcar o fim do expediente, mostrando que não será cobrada uma resposta por mensagem ou e-mail do funcionário após certo horário.
  10. Paciência: Trabalhar em home-office um dia na semana, pode até ser gostoso, mas a situação agora é outra, estamos todos na mesma situação enfrentando essa Pandemia, qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. A saúde e o cenário incerto nos trazem muitas preocupações. Mas lembrem-se que o isolamento social é muito importante para conter a Pandemia. Momento é de calma e tudo isso vai passar, sairemos mais fortalecidos com certeza!!!

    E você conta pra gente, como está sendo essa experiência!!!