Depois de escolhido o vestido da noiva e o traje do noivo, o próximo passo é decidir quais serão os vestidos de duas figuras importantíssimas na cerimônia de casamento: as mães dos noivos. Embora, assim como as madrinhas, os vestidos devam ser escolhidos por elas mesmas, é preciso que o estilo esteja adequado ao estilo e à temática da festa. Para auxiliar nessa escolha, preparamos esse post com dicas de cores, modelos e estilos para mães de noivos, assim como para madrastas também! Acompanhe:
Cores
Em geral, as cores para os vestidos das mães dos noivos são mais sóbrias do que as cores de madrinhas e convidadas, e os tons mais fechados. Os grupos de cores que combinam com a idade e o papel exercido por elas na cerimônia são os seguintes:
Nudes, corais e dourados
Vermelhos fechados, como rubi e vinho
Azul cobalto
Verdes claro e verde esmeralda
Cinzas e marrons
Para saber qual a escolha correta, é preciso avaliar as tendências do momento, identificar se a cor de pele de quem vai usar o vestido é quente ou fria, e provar muitos modelos até achar o ideal.
Mangas, boleros e comprimento
É normal que, chegando à certa idade, a ideia de mostrar muita pele pode parecer desagradável. Por isso, os vestidos de manga longa em renda e os que são compostos por bolero e vestido, são os preferidos:
Para casamentos ao ar livre
Casamentos de dia, como os campestres e rústicos costumam dar um pouco mais de trabalho para encontrar o vestido ideal. Para não errar, opte por cores mais claras, tecidos leves e apliques de renda. O modelo longuete, que fica mais curto e mostra os pés, são perfeitos para a ocaião, assim como sandálias abertas em vez de sapatos fechados.
E se o casamento for mais informal?
Pela idade e formalidade da posição, é comum a preferência pelos vestidos longos. No entanto, as saias midi dão um ar retrô que agrada muitas mães, além de estarem no auge da moda. Opte por modelos mais clássicos e atemporais e que venham acompanhados de boleros ou blazers que a combinação ficará incrível!
Decotes
Os decotes prediletos das mães são os dos ombros, que mostram mais o colo do que os seios. Nesse sentido, os decotes com apoio nos ombros deixam o recorte do corpo muito bonito, além de serem extremamente confortáveis. Entre eles, o decote retangular, o canoa e o que deixa apenas a ponta dos ombros de fora se destacam.
O que evitar
1. Modelos muito justos, que só ficarão bons com o uso de desconfortáveis corseletes;
2. Cores muito claras, como areia, off white e champagne;
3. Modelos pesados, com tecidos mais grossos e muitos apliques, que atrapalhem a locomoção e a sua movimentação durante a festa;
4. Sapatos pouco confortáveis e de saltos muito altos e finos.
No entanto, para escolher o vestido perfeito só existe uma regra: encontrar o modelo mais adequado ao biótipo e à sua idade, que a deixe confortável, se sentindo elegante e combine perfeitamente com a sua personalidade.
Ainda não escolheu a igreja para a sua cerimônia de casamento? Confira nesse nosso post uma lista com as 10 igrejas mais procuradas pelos noivos na cidade de São Paulo!