O que é RSVP e porque ele é importante na sua festa de casamento

O que é RSVP e porque ele é importante na sua festa de casamento

Você já deve ter ouvido falar na sigla RSVP, mas provavelmente não sabe exatamente do que se trata. Se você está planejando sua festa de casamento será importante entender o que é e como é importante para o controle do número de convidados. Estas quatro letrinhas são mágicas e podem fazer a diferença no sucesso ou não da sua festa ou de qualquer outro evento que envolva muitas pessoas. Acompanhe nosso post!

RSVP é a confirmação de presença dos seus convidados

RSVP é a abreviação de “Répondez S’il Vous Plaît”, uma expressão da língua francesa, que quando traduzida para o português, tem o mesmo significado da nossa conhecida frase: “Responda, por favor”. A abreviação RSVP é muito utilizada em convites de grandes eventos para a confirmação da presença dos convidados. É que somente com o retorno dos convidados, informando se vão ou não participar do evento em questão, é que podemos fazer um planejamento correto.

Agora que você já sabe o que é, pode ter uma ideia da importância de fazer este controle. Já imaginou convidar 400 pessoas para sua festa de casamento e, por não fazer um RSVP adequado e bem feito, aparecer somente metade dos convidados no grande dia? Seria um desperdício de espaço, comida, bebida, decoração, enfim, uma grande perda de dinheiro, não é mesmo? Isso sem falar nas pessoas que você gostaria de ter convidado e não o fez porque a sua lista estava ultrapassando o número de pessoas para um determinado orçamento.

E, se ao contrário, você convidou 200, mas cada um deles resolveu levar um acompanhante que não estava nos seus planos e 400 pessoas chegam para sua festa? Já pensou não ter cadeiras para todo mundo? E se faltar comida na hora do jantar? Chamam uma pizza? Brincadeiras à parte, o RSVP bem feito é fundamental para sua festa ser concebida no tamanho certo e todo mundo, inclusive você, sair contente e satisfeito com o evento.

Para a lista de convidados não estourar

Por isso, na hora de fazer o convite de sua festa de casamento, não hesite em deixar muito claro aos seus convidados quanto à necessidade do RSVP. Já na hora de fazer a primeira lista dos convidados, classifique cada um dos nomes conforme sua prioridade. Ou seja, seus avós, alguns tios e seus melhores amigos são letra A (imprescindíveis), aquela sua prima que você só vê no Natal ganha a letra B (pode ser que entre) e o seu chefe fica com a letra C (dispensável se a lista estourar).

Esta classificação por prioridade é fundamental porque, na maioria dos casos, sua lista vai ter mais nomes do que seu orçamento e a capacidade do salão escolhido permitem e aí os cortes serão necessários. Leve sempre em conta os filhos solteiros de cada casal e também a mãe de um dos cônjuges que possivelmente possa estar morando com eles. E ainda conte com a possibilidade de aparecerem pessoas que não confirmaram presença. Assim você evita constrangimentos desnecessários.

O RSVP não fere regra alguma de etiqueta, pelo contrário!

O RSVP tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e não fere nenhuma regra de etiqueta você pedi-lo aos seus convidados. Vale lembrar, ainda, que os cerimonialistas e organizadores de eventos sempre contam com uma margem de segurança em relação ao número de convidados que não irão comparecer à festa e esta varia entre 10 e 20%.

Para facilitar a sua vida, existem os RSVP virtuais, que funcionam muito bem nos sites de casamento. Todos os convidados recebem o link do site que, entre outras informações, terá um espaço para o RSVP. Existe também a possibilidade de você contratar uma empresa que oferece este serviço e, desta forma, você terá o suporte de uma pessoa que vai atender a ligação do seu convidado para o RSVP.  E uma terceira opção é contar com alguém que liga para os convidados até uma data limite, perguntando se eles vão no seu casamento e em quantas pessoas.

Seja qual for a forma que você escolher para realizar o RSVP, o importante é que ele seja feito. E se você quer conhecer ótimas dicas para o sucesso do seu evento, leia sempre nosso blog!