Você já deve ter ouvido falar na sigla RSVP, mas provavelmente não sabe exatamente do que se trata. Se você está planejando sua festa de casamento será importante entender o que é e como é importante para o controle do número de convidados. Estas quatro letrinhas são mágicas e podem fazer a diferença no sucesso ou não da sua festa ou de qualquer outro evento que envolva muitas pessoas. Acompanhe nosso post!
RSVP é a confirmação de presença dos seus convidados
RSVP é a abreviação de “Répondez S’il Vous Plaît”, uma expressão da língua francesa, que quando traduzida para o português, tem o mesmo significado da nossa conhecida frase: “Responda, por favor”. A abreviação RSVP é muito utilizada em convites de grandes eventos para a confirmação da presença dos convidados. É que somente com o retorno dos convidados, informando se vão ou não participar do evento em questão, é que podemos fazer um planejamento correto.
Agora que você já sabe o que é, pode ter uma ideia da importância de fazer este controle. Já imaginou convidar 400 pessoas para sua festa de casamento e, por não fazer um RSVP adequado e bem feito, aparecer somente metade dos convidados no grande dia? Seria um desperdício de espaço, comida, bebida, decoração, enfim, uma grande perda de dinheiro, não é mesmo? Isso sem falar nas pessoas que você gostaria de ter convidado e não o fez porque a sua lista estava ultrapassando o número de pessoas para um determinado orçamento.
E, se ao contrário, você convidou 200, mas cada um deles resolveu levar um acompanhante que não estava nos seus planos e 400 pessoas chegam para sua festa? Já pensou não ter cadeiras para todo mundo? E se faltar comida na hora do jantar? Chamam uma pizza? Brincadeiras à parte, o RSVP bem feito é fundamental para sua festa ser concebida no tamanho certo e todo mundo, inclusive você, sair contente e satisfeito com o evento.
Para a lista de convidados não estourar
Por isso, na hora de fazer o convite de sua festa de casamento, não hesite em deixar muito claro aos seus convidados quanto à necessidade do RSVP. Já na hora de fazer a primeira lista dos convidados, classifique cada um dos nomes conforme sua prioridade. Ou seja, seus avós, alguns tios e seus melhores amigos são letra A (imprescindíveis), aquela sua prima que você só vê no Natal ganha a letra B (pode ser que entre) e o seu chefe fica com a letra C (dispensável se a lista estourar).
Esta classificação por prioridade é fundamental porque, na maioria dos casos, sua lista vai ter mais nomes do que seu orçamento e a capacidade do salão escolhido permitem e aí os cortes serão necessários. Leve sempre em conta os filhos solteiros de cada casal e também a mãe de um dos cônjuges que possivelmente possa estar morando com eles. E ainda conte com a possibilidade de aparecerem pessoas que não confirmaram presença. Assim você evita constrangimentos desnecessários.
O RSVP não fere regra alguma de etiqueta, pelo contrário!
O RSVP tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e não fere nenhuma regra de etiqueta você pedi-lo aos seus convidados. Vale lembrar, ainda, que os cerimonialistas e organizadores de eventos sempre contam com uma margem de segurança em relação ao número de convidados que não irão comparecer à festa e esta varia entre 10 e 20%.
Para facilitar a sua vida, existem os RSVP virtuais, que funcionam muito bem nos sites de casamento. Todos os convidados recebem o link do site que, entre outras informações, terá um espaço para o RSVP. Existe também a possibilidade de você contratar uma empresa que oferece este serviço e, desta forma, você terá o suporte de uma pessoa que vai atender a ligação do seu convidado para o RSVP. E uma terceira opção é contar com alguém que liga para os convidados até uma data limite, perguntando se eles vão no seu casamento e em quantas pessoas.
Seja qual for a forma que você escolher para realizar o RSVP, o importante é que ele seja feito. E se você quer conhecer ótimas dicas para o sucesso do seu evento, leia sempre nosso blog!