Save the date: o que é e por que você deve enviar um?

Save the Date é uma espécie de pré convite do casamento que normalmente é enviado aos convidados com antecedência à data da cerimônia, para que eles possam se programar e reprogramar suas agendas, caso tenham marcado viagens ou compromissos. Como o próprio termo se refere, a intenção é “salvar a data” do casamento.

A tradição ainda é recente no Brasil, mas o Save the Date já vem sendo praticado nos Estados Unidos há mais tempo e ganhou tanta popularidade, que é quase considerado como uma regra de etiqueta na organização de festas, eventos e principalmente casamentos. 

Você deve estar se perguntando: “mas o Save the Date não é a mesma coisa que um convite de casamento comum?”. Na verdade, o Save the Date oferece uma série de vantagens justamente pelo fato de não ser o convite formal do casamento. Ele permite que tanto o casal como os convidados possam se antecipar e planejar a data com bastante tempo de sobra, além de permitir que se discuta abertamente sobre detalhes relacionados a presentes, quantidade de convidados que cada pessoa irá levar, entre outros aspectos que ajudam no planejamento do casamento.

Como enviar um Save the Date?

Você tem total liberdade para enviar da forma que desejar. Normalmente são enviados de forma digital por e-mail, por grupos nas redes sociais, por correspondência ou até mesmo em mãos. A ideia é que você envie de uma forma que tenha a ver com o perfil de seus parentes e amigos. 

Caso você tenha amigos ou familiares que morem muito longe, é claro que enviar digitalmente é o método mais prático e rápido. Mas quem puder receber em mãos, certamente terá uma experiência mais completa.

Por que enviar um Save the Date?

O primeiro motivo é o que citamos anteriormente: para que esta data tão especial possa acontecer com a presença de todas as pessoas que você ama, sem comprometer a agenda de ninguém. Mas há muito mais motivos para adotar este recurso. Veja outras boas razões para se enviar um Save the Date:

Permite que os noivos mostrem seu carinho pelos convidados

A tradição é de que o Save the Date seja enviado pelo menos de oito a nove meses de antecedência ao casamento. Isso irá fazer com que o convidado sinta-se especial pelo fato do casal ter se lembrado dele desde o começo do planejamento da cerimônia, reforçando a ideia de que essa pessoa é importante e precisa estar presente.

É uma forma criativa e descontraída de passar uma mensagem séria

Está sem jeito de cobrar seus parentes e amigos para que eles não faltem no seu casamento? Ou não quer ser inconveniente a ponto de ficar lembrando-os da cerimônia a cada uma semana? O Save the Date é uma forma criativa e descontraída de fazer exatamente o que você precisa fazer, mas sem receio de incomodar as pessoas.

É uma forma honesta, organizada e direta de passar a mensagem “desmarque seus compromissos e não falte no meu casamento”, pois é enviada com antecedência o suficiente para que não sejam dadas desculpas de que “não deu para ir”.

É a melhor forma de evitar imprevistos

Nenhuma viagem de última hora ou qualquer outro motivo é aceito quando você enviou um Save the Date para um amigo nove meses antes do seu casamento. É tempo o suficiente para que ele possa devolver seu gesto de carinho de o ter convidado, separando um dia em sua agenda para estar presente em um dos momentos mais importantes de sua vida.

E você? Já recebeu um Save the Date de algum amigo ou parente que irá se casar? Jà enviou o seu? Compartilhe sua experiência conosco deixando um comentário!