Vai casar? Sabia que você pode fazer um ensaio temático para noivas?

Hoje um casamento é muito mais que a cerimônia religiosa para receber uma benção e uma recepção para convidados. Os casamentos são verdadeiros eventos que abrem a possibilidade para os noivos realizarem todos os seus desejos e fantasias, transformando a ocasião numa data pra lá de especial e inesquecível. Na hora de definir o tema do casamento, vem a dúvida sobre o que escolher em meio a tantas alternativas. É aí que entra o ensaio para noivas, que é um momento só delas para a avaliação de diversos temas possíveis, no estilo de editorial de revista de noiva. O ensaio de casamento serve para elas verem qual dos temas vai render as melhores imagens.

As fotos e filmes do casamento são lembranças que você vai levar para sempre. Por isso que vale a pena fazer um ensaio temático para perceber o quanto cada um deles vai render em termos de imagens. E mais que isso, você vai conseguir perceber qual o tema de ensaio de casamento que ficará mais adequado ao perfil dos noivos, ao local onde será realizado o casamento e ter até mesmo uma ideia das cores principais relacionados a cada um dos temas.

Caso resolva por esse cuidado, o ideal é você contratar o serviço com no mínimo dez meses de antecedência da data marcada para o casamento. Lembramos ainda que as fotos que forem tiradas para o ensaio poderão servir para decorar o salão da festa ou serem usadas em montagens para vídeos que serão exibidos nos telões.

O ensaio temático é feito com fotógrafo profissional

Dependendo dos temas que você quiser testar, será necessário o deslocamento da noiva para locais com paisagens específicas. O ensaio é realizado por um fotógrafo profissional. Antes de escolher, peça referências e indicação das amigas que já fizeram este tipo de ensaio. É importante que ele apresente um portfólio de forma que você possa avaliar a qualidade do trabalho realizado. Vale ainda uma boa pesquisa na internet para ver se não há nos sites especializados em reclamações algum comentário que desabone determinado profissional.

Geralmente, o fotógrafo contratado trabalha com pacotes com um número pré-estabelecido de fotos para cada tema. O serviço deve ser todo detalhado em contrato, relacionando quantas fotos serão feitas para cada tema, a forma de entrega ao cliente – se impressa ou virtual, quando e onde as fotos serão realizadas e o valor do serviço, além da forma de pagamento. Avalie a possibilidade de receber as fotos digitalizadas para depois você imprimir e usar quantas e no formato que desejar.

Você pode escolher três temas para o ensaio de casamento

Normalmente o fotógrafo que faz o ensaio de casamento para definição de tema pede que você selecione, em média, três temas. Os temas variam de amor, uma história, um filme, passando por um personagem de cinema preferido e até os mais específicos como campestre, princesa, medieval e por aí vai. Você pode pensar se quer ter uma conversa com seu noivo para escolher os três temas que vão para o ensaio ou se prefere fazer surpresa. Assim que você definir quais os três temas, converse com o fotógrafo para saber:

  • Quais locais precisarão ser reservados e quem vai fazer isso;
  • Qual será a maquiagem para cada um dos temas e quem será o responsável por contratar o maquiador;
  • Quais figurinos serão necessários. Se for uma fantasia, por exemplo, será necessário alugar para a data na qual as fotos serão feitas.

Ensaios temáticos têm preços variados

Agora que você já sabe como funciona um ensaio temático de casamento, você deve estar se perguntando qual o custo de tudo isso. Preferimos não entrar neste tema já que o valor de um trabalho como este depende muito do número de fotos, da complexidade dos temas escolhidos, da cidade, dos locais das fotos, do número de deslocamentos e outras variáveis. O que podemos adiantar é que é bastante comum pagar uma parte do serviço antecipadamente e complementar após a entrega das fotos. Estes detalhes devem estar no contrato.

Feito tudo isso, é hora de organizar sua agenda e fazer as fotos. Se você quer mais dicas sobre como transformar seu casamento em um evento inesquecível, acompanhe nosso blog.