Vinho e espumantes para sua festa de casamento: como escolher e calcular?

Para muitos noivos – e convidados, é claro – mais importante do que a cerimônia do casamento é a celebração dessa data tão especial com seus amigos e sua família. É por isso que muitos casais não abrem mão de oferecer uma boa festa para todos que prestigiaram seu momento de união.

Dentre os vários desafios existentes para montar uma festa de casamento única e inesquecível, provavelmente o cálculo das bebidas seja um dos mais complicados, especialmente se os seus convidados têm perfis completamente diferentes ao consumi-las.  Nesse artigo, vamos lhe ajudar a calcular duas bebidas que demandam mais atenção no momento da compra: os vinhos e espumantes. Confira!

Converse com seu buffet sobre a inclusão ou não dessas bebidas

Antes de qualquer coisa, ao fechar o contrato com seu buffet, converse com ele sobre as bebidas que estão inclusas no serviço prestado. Poucos são os buffets que trabalham com o fornecimento das bebidas destiladas, entretanto, é bom garantir que você precisará fazer um investimento a parte para contar com elas na sua festa.

Agende uma degustação para escolher o seu rótulo

Uma vez confirmado que a escolha dos vinhos e espumantes é uma decisão sua, agora é hora de partir para uma das partes mais gostosas dessa missão: a degustação.

Escolher um bom vinho e um bom espumante é praticamente semelhante a escolher um bom buffet para sua festa: é preciso sim saborear os rótulos disponíveis para conhecer os sabores que lhe agradam mais e, principalmente, para conferir os valores referentes a cada garrafa.

Na hora de fazer a escolha, não pense somente no valor do rótulo, mas sim no custo benefício: peça algo que caiba no seu bolso, mas que seja saboroso para você e seus convidados.

Se você desejar, a bebida do brinde pode ser especial

Muitos casais, por não terem condição de arcar com bebidas de alto nível durante toda a festa, optam por comprar pelo menos uma garrafa de um bom espumante para fazer o seu brinde especial ao estrear a pista de dança. E não existe nada de errado nisso.

Portanto, se você quer fazer um agrado ao seu parceiro e suas famílias nesse momento especial, opte por comprar pelo menos uma garrafa de um bom espumante para o brinde – e não esqueça de avisar o buffet sobre esse mimo, ok?

 

Calcule a quantidade de bebidas de acordo com os seus convidados

Agora chegou a hora difícil: o cálculo do número de garrafas para a festa. Esse cálculo varia, é claro, de acordo com vários fatores: número de convidados, tipo de convidados, outras bebidas servidas na festa, horário da celebração. Separamos abaixo alguns detalhes importantes que você não pode deixar de observar:

Espumante

A escolha do espumante depende, é claro, das outras bebidas que você servirá na festa. Quando o evento contar com cerveja, whisky e drinks, o ideal é garantir pelo menos uma garrafa para duas pessoas.

Essa também é uma bebida mais consumida por mulheres, por isso, se você tem mais convidadas no evento, vale a pena aumentar esse número para 3.

Vinho tinto

O vinho tinto é uma bebida muito específica e não são todos os convidados que optam por ela em um evento – especialmente se você vai contar com outras alternativas no cardápio.

Vale a pena ficar atento a dias mais frios, quando o consumo dessa bebida aumenta, e ao estilo da sua celebração (se for um jantar, por exemplo, o consumo também pode aumentar).

Um cálculo simples e que evita erros é a de uma garrafa para seis pessoas.

Sempre que você for fazer o cálculo das bebidas da sua festa, lembre-se de contar com a ajuda do seu cerimonial e, é claro, do seu buffet: eles são especialistas nessas estimativas e podem lhe ajudar a visualizar o cenário ideal. 

Qual dessas bebidas serão servidas na sua festa? Conte para a gente!