Vou casar! E agora, por onde começar?

Vou casar! E agora, por onde começar?

Como organizar um casamento? Por onde e quando começar? Passadas as comemorações do noivado, toda noiva começa a pensar no grande dia. O importante aqui é não se desesperar. É claro que é possível fazer todos os preparativos em um período de tempo relativamente curto, mas o planejamento tende a ficar corrido e exigir maior dedicação. Por isso, o ideal é que o casamento comece a ser pensado entre um ano e meio e um ano antes da data. Para te auxiliar nesta hora, preparamos um guia que pode ajudar a definir os detalhes e prazos da organização da festa. Confira nossas dicas:

Um ano antes

O mais importante para começar os preparativos é a definição de uma data. Mesmo que você mude depois, é bom ter um parâmetro inicial. Esteja atenta ao calendário para evitar feriados e períodos de férias escolares, já que muitos dos convidados podem estar em viagem nesta data. Definido o dia, questione-se sobre o tipo de casamento que deseja. Pretende casar-se no religioso? Deseja um casamento ao ar livre? A festa terá alguma temática em especial? Todas estas perguntas são importantes para te direcionar na busca pelo local do evento. Algumas igrejas são bastante disputadas, por isso, reservar uma data deve ser um dos primeiros passos. Antes de começar os demais preparativos, defina um orçamento: quanto você e seu noivo estão dispostos a gastar? Desta maneira, você não perde o controle e pode buscar fornecedores compatíveis com a sua verba.

Dez a oito meses antes

Por mais que pareça que ainda falta muito tempo, é hora de começar a pensar no vestido. Defina o modelo e a loja onde deseja compra-lo ou aluga-lo. Além disso, nesta época é importante começar a pesquisar e fechar contratos para alguns dos serviços mais importantes do casamento: fotografia e filmagem, músicos, confeitarias e decoração. Para isso, tenha definido o local onde serão realizadas a cerimônia e a festa. A lua de mel também deve começar a ser planejada neste momento.

Dicas para organização do seu casamento

Oito a quatro meses antes

O grande dia já está perto, por isso, comece a definir os “detalhes” da festa: cardápio, decoração, bolo e doces que serão servidos. É fundamental que, ao pensar nisso, você tenha noção do número de convidados. Comece a escrever uma lista, ainda que esta seja alterada com o tempo. Tenha em mente que cada convidado significa um gasto a mais com buffet, lembrancinhas e convites. Sim, também é hora de procurar o local onde vai fazer os convites, para que ao final deste período, eles sejam distribuídos.

Três a um mês antes

Os preparativos vão ficando cada vez mais focados nos detalhes: é o momento de definir a roupa do noivo, das madrinhas e padrinhos, dos pajens e damas de honra. É importante, também, definir a forma como a noiva chegará na igreja, e começar a pensar em cabelo e maquiagem para o grande dia. Lembre-se de realizar com antecedência uma prova de cabelo e maquiagem para evitar surpresas desagradáveis. Outra dica é começar a separar a documentação para o casamento no civil, e agendar a data no cartório.

15 a 7 dias antes

Aqui, tudo deve estar bem encaminhado, restando, realmente, somente pequenos ajustes, como a última prova do vestido e a definição dos lugares a serem ocupados nas mesas, caso você deseje escolhê-los.

Chegou o dia

Na data do casamento, esteja tranquila e curta o momento: o dia é de vocês. Procure ter uma pessoa de confiança no cerimonial que possa resolver qualquer problema que surgir de última hora.

Boa sorte com o planejamento, e aproveite! Apesar da dedicação que exige, é muito gostoso organizar seu casamento e cuidar dos pequenos detalhes. Gostou das dicas? Conte para a gente nos comentários!